Bem Vindo ao Lado Seguro

 

Num futuro próximo, todas as oficinas terão de lidar com um número significativo de veículos híbridos e eléctricos! Estudos diferentes mostram um aumento da taxa de crescimento dos sistemas de alta-tensão nos veículos nos próximos anos. Isto inclui não só veículos híbridos e eléctricos mas também componentes electrificados, tais como compressores de ar condicionado, direcção assistida e start/stop automatico.

Olhando para esta situação, fica desde já claro que estes veículos constituem uma parcela cada vez mais importante no dia a dia de uma oficina. Os sistemas de alta-tensão também acarretam um risco de segurança elevado. Garantir a segurança e a fiabilidade dos sistemas de alta-tensão nos veículos é um dos compromissos a implementar no futuro.

O processo de validação da parte dos sistemas de HV faz parte de um teste básico para cada actividade de manutenção e reparação relacionado com os veículos de alta-tensão. Para os organismos de inspecção que efectuam estes testes, estas medições estão a ficar cada vez mais importantes, porque que a força de isolamento está sujeita a um certo processo de envelhecimento do veículo.